Bosques de Palermo
Os Bosques de Palermo é a mais importante área verde da cidade de Buenos Aires. A área de lazer mais populares entre os habitantes locais.
Em os Bosques de Palermo existem vários parques públicos, lagos, Jardim Botânico, Ecoparque, Planetário Galileu Galilei, Hipódromo de Palermo eo Jardim Japonês.
Como chegar ao bosque de Palermo
Endereço: Av. Libertador e Av. Sarmiento.
Linhas de ônibus: 12, 15, 29, 36, 37, 39, 41, 55, 57, 59, 60, 64, 67, 68, 93, 95, 102, 108, 111, 118, 124, 128, 130, 152, 160, 161, 166, 188 (Desde a Plaza de Mayo e Plaza San Martín linha 130).
Linha de metro D: Estação Plaza Italia.
Historia de os Bosques de Palermo
Em 11 de novembro de 1875, por iniciativa do presidente Domingo F.Sarmiento, foi inuagurado o parque “Três de Febrero” (data da batalha de Caseros). O projeto original esteve a cargo dos arquitetos Ernesto Oldendorf, Fernando Mauduit e Jordan Wysocky, e finalizado em 1876 pelo arquiteto Júlio Dormal. As ampliaciones posteriores (entre 1892 e 1913) estiveram a cargo do paisajista Carlos Thays. O designer dos parques de Palermo foi o arquiteto francês Carlos Thays.
Nesta zona, encontrava-se uma das “milongas” mais importantes da história de tango: “Ló de Hansen”. Entre 1895 e 1910 foi o lugar noturno mais popular de Buenos Aires.
Em Palermo há uma carruagens puxadas por cavalos utilizados para realizar os passeios dos parques. O nome dos carruagens é "mateo".
El Rosedal (Jardim das rosas)
El Rosedal é um dos mais bonitos da cidade. Possui um lago onde você pode alugar barcos, uma área dedicada ao cultivo de rosas, uma coleção de bustos de poetas e escritores e um pátio típico da Andaluzia. O parque tem 18.000 roseiras de espécies diferentes.
O parque é um dos passeios preferidos dos moradores da cidade nos finais de semana.
Em o Rosedal é um pátio andaluz, doados pela cidade de Sevilha, em 1929, que tem uma pérgola, miradouro e uma fonte de majólica.
Há também o Jardim dos Poetas, onde poderá encontrar esculturas de escritores famosos como William Shakespeare, Paul Groussac, Alfonsina Storni, Dante Alighieri, Federico García Lorca e Antonio Machado, entre outros.
Os lagos artificiais de Palermo se formaram inundando a depressão criada pela extração de terra para construir as terraplanagens da estrada do ferrocarril. Estão rodeados de um formoso bosque de tipas, eucaliptos, talas, jacarandás y palos borrachos.
Museu Eduardo Sívori (Rua Infanta Isabel, 555), o mais antigo da cidade. Possui um patrimônio de mais de quatro mil e quinhentas obras de arte argentina: esculturas, tapetes e importantes coleções de desenho e gravado. Horários: Terça a sexta das 12 às 20 horas. Sábados, domingos e feriados das 10 às 20 horas. Sábados e quartas-feiras, gratuitamente.
Festival da Primavera: Todos os 21 de setembro, o parque recebe uma grande quantidade de jovens em idade escolar, que vem para fazer um piquenique no parque para comemorar o dia do estudante.
Planetário Galileu Galilei
Endereço: Av. Sarmiento e Figueroa Alcorta.
O Planetário foi construído em 1962 pelo arquiteto Enrique Jan. O edifício foi inspirado pelo planeta Saturno. O Planetário possui cinco andares, seis escadas (uma helicoidal) e uma sala circular de 20 metros de diâmetro com 360 poltronas. Na cúpula semi-esférica — de 20 metros de diâmetro e recoberta interiormente com chapas de alumínio — projeta-se a cúpula celeste. No centro da sala está está localizado o autentico planetário: um aparelho de 5 metros de altura e 2,5 toneladas de peso que tem uns cem projetores. O planetário tem uma equipe de luzes e sons que representa o universo.
No lago adjacente se encontra a escultura “Sorprendida”, do italiano Nicolás A. Ferrari e a poucos metros, um monólito evocativo do sábio polonês Nicolás Copérnico.
Nota: O Planetário é aberto de terça a domingo. Os shows ocorrem no período da tarde.
Monumento ao espanhol
O nome oficial é Monumento à Carta Magna e as Quatro Regiões da Argentina. O monumento foi doado pelos espanhóis em 1910 como a celebração do centenário da Revolução de Maio. Os escultores foram Agustín Querol, Mariano Belliure e Gil. Fica a 25 metros de altura e uma fonte importante. As quatro regiões estão representadas Argentina: A Cordilheira dos Andes, La Pampa, Chaco e do Rio de la Plata.
Jardim Botânico
Endereço: Av. Santa Fe 3951 e Av. Las Heras.
Horário: de segunda-feira a domingo das 8 às 18hs.
Entrada gratuita.
Foi construído pelo paisagista francês Carlos Thays em 1898. Crescer dentro de mais de 10.000 espécies de plantas e árvores, há numerosas esculturas e la Escola Municipal de Jardinagem. + Veja mais: Jardim Botânico
Mapa e roteiro de Bosques de Palermo
1 Jardim Botânico. 2 Ecoparque. 3 Sociedade Rural Argentina (SRA). 4 Monumento dos espanhóis. 5 Plaza Alemania (Alemanha). 6 Jardim Japonês. 7 Columna persa. 8 Parque Três de Febrero. 9 Planetário Galileu Galilei. 10 Os lagos. 11 Hipódromo Argentino de Palermo. 12 Rosedal (Roseiral).
+ Veja mais: Jardim Japonês e Hipódromo de Palermo