San Telmo: como chegar, o que fazer, feira
San Telmo é um bairro ideal para conhecer a pé. Você pode visitar o mercado, a Plaza Dorrego, os cafés antigos e a feira todos os domingos.
San Telmo é um dos mais antigos bairros da Cidade de Buenos Aires. No início, o bairro era habitado por famílias aristocráticas de Buenos Aires, até que a epidemia de febre amarela de 1871 forçaram as famílias a se mover para o norte da cidade.
O bairro é uma das áreas mais bem preservadas da cidade de Buenos Aires, caracterizada pelo seu casario colonial e as ruas empedradas e conserva a essência da antiga Buenos Aires.
O centro de San Telmo é a Praça Dorrego, a área é famosa por seus cafés e antiquários. O tango ea vida boémia fazem parte da vizinhança.
Ainda é possível encontrar um bar onde você pode ouvir tango e beber com os moradores do bairro. San Telmo possui uma atmosfera boêmia e é o lugar escolhido por artistas.
O bairro de San Telmo é famosa pela sua feira de antiguidades realizada todos os domingos na Praça Dorrego.
O que fazer em São Telmo
San Telmo oferece muitas opções para os visitantes. O bairro possui uma ótima proposta gastronômica com restaurantes, cafés e bares. Além disso, existem museus e centros culturais, antiquários e livrarias. Caminhar pelas suas ruas é um bom plano para conhecer o bairro.
Praça Dorrego
Endereço: Rua Defensa e Humberto Primo.
A Praça Dorrego é uma das mais antigas da cidade. Em seus primeiros dias era um lugar onde pararam os carros que viajaram para o sul. O tempo foi se tornando o lugar de encontro e de comércio na área. Todos os domingos no parque mantém o famoso mercado de antiguidades, onde poderá encontrar objectos curiosos.
Nota: Feira de San Telmo. Horário: domingos das 10 às 17hs.
+ Veja mais: Feira San Telmo
Mercado de San Telmo
Endereço: Defensa 963, Bolívar 954/970/998 y Estados Unidos 460.
El Mercado San Telmo foi inaugurado em 14 de fevereiro de 1897 para a surpresa dos habitantes do sul de Buenos Aires. O mercado tinha barracas açougue, peixe, legumes, floricultura, padaria e sapataria. Logo, o mercado se tornou um dos lugares favoritos para os moradores de San Telmo. No ano de 2001 foi declarada Patrimônio Histórico Nacional.
Escultura da Mafalda
Na esquina das ruas Defensa e Chile, há uma escultura de Mafalda com seus amigos. A escultura é parte do Paseo de la Historieta (Caricatura e desenho). A poucos metros de distância, na rua Chile 371, viveu o cartunista Quino (Joaquín Salvador Lavado) e criador dos personagens da tira como Mafalda e seus pais, Guille, Manolito, Susanita, Felipe e Libertad. Endereço: Rua Defensa e Rua Chile, San Telmo.
Casa mínima O menor da cidade
Outros lugares que chamam a atenção em San Telmo é a casa conhecida como Casa Mínima. A casa mínima é de 2,5 metros de largura e 13 metros de profundidade e tem a distinção de ser a mais estreita da cidade. Endereço: Passagem San Lorenzo 380, San Telmo.
Igreja Nossa Senhora de Belém e Paróquia San Pedro González Telmo
Endereço: Humberto 1º 340
A igreja foi projetada pelos jesuítas Blanqui e Primoli e foi construída em 1736. Em volta da igreja foi um bairro que mais tarde tomou o nome do santo padroeiro da paróquia (San Telmo). Em 1767, ou King Espanha Carlos III expulsou os jesuítas da América e a Igreja foi abandonada por alguns anos e em 1785 os Padres Bethlemitas assumiram o cargo da Paróquia. Na fachada destacam-se as figuras de San Pedro, San Juan, San Pablo e San Ignacio. Como duas torres culminam com campanários decorados com majólicas.
Parque Lezama
Endereço: Rua Defensa e Brasil
O Parque Lezama é o maior espaço verde de San Telmo. O parque está localizado na terra que pertenceu à fazenda de Gregorio Lezama e que ele doou para a construção do parque público e a casa é atualmente o Museu Histórico Nacional. O parque destaca-se pela rica vegetação composta por diferentes espécies arbóreas. Dentro do parque você pode visitar o anfiteatro, o monumento a Pedro de Mendoza (primeiro fundador da cidade), a escultura da Loba Romana, a Fonte de Netuno e Náyades, Monumento ao cordialidad argentino - Uruguaya e um mirador . Durante os finais de semana no Parque Lezama, há uma feira de artesanato no topo e uma feira de roupas, acessórios e vários produtos na parte inferior. Também um setor de jogos infantis e um carrossel.
Igreja Ortodoxa Russa
Endereço: Brasil 315. Telefone: 4361-4274
Em frente ao Parque Lezama fica a Catedral Ortodoxa Russa da Santíssima Trindade. A igreja foi projetada pelo arquiteto Alejandro Christophersen em 1901. O templo é conhecido pelo seu estilo moscovita é tem cinco cúpulas azuis e ouro que culminam na cruzes ortodoxas. O interior pode ser visitado durante as horas de serviços religiosos. www.iglesiarusa.org.ar
Faculdade de Engenharia
Endereço: Avenida Paseo Colón 850
A Escola de Engenharia pertence à Universidade de Buenos Aires (UBA). O prédio foi iniciado em 1951 para que a Fundação Eva Perón de assistência social funcionasse ali. Em 1956, a ditadura usou o edifício para ser usado como uma Faculdade de Engenharia.
Escultura Canto al Trabajo
Endereço: Avenida Independencia e Paseo Colón.
Para muitos, o grupo escultórico Canto al Trabajo é uma das melhores obras que se localizam na cidade. A escultura foi feita pelo renomado escultor Rogelio Yrurtia (1879-1950). Em uma base de granito há quatorze figuras de bronze que representam o esforço humano em evolução pelo progresso.
Museus em San Telmo
No bairro de San Telmo está localizado muitos museus. Alguns deles são:
Museu Histórico Nacional: Defense 1600
Museu da Cidade: Defense 223
Museu de Arte Moderna (MAMBA): Av. San Juan 350
Museu de Arte Contemporânea (MACBA): Av. San Juan 328
Museu Etnográfico Juan B. Ambrosetti: Moreno 350
Museu da Emigração Galega (MEGA): Chacabuco 955
Museu Nacional da História do Traje: Chile 832
Noite em San Telmo
Na área de San Telmo, há vários bares. à noite você pode assistir a shows de tango, ao vivo musci (rock, blues, música latina). Ou dançando em uma boate. Quinta, sexta e sábado à noite.
Mapa Roteiro San Telmo
1 Secretaría da Agricultura, Gado e Pesca. 2 Faculdade de Engenharia. 3 Monumento "Canto al Trabajo". 4 Passagem San Lorenzo. 5 A "Casa Mínima". 6 Bar Sur. 7 Igreja Dinamarquesa. 8 Casa de Juan Carlos Castagnino. 9 Galería do Viejo Hotel. 10 Antigua Tasca de Cuchilleros. 11 Casa de Esteban de Luca. 12 Mercado de San Telmo. 13 Galería Solar de French. 14 Praça Dorrego. 15 Museu Penitenciário Argentino Antonio Ballvé. 16 Iglesia de Nuestra Sra. de Belén - Parroquia de San Pedro Telmo. 17 Protomedicato (Atual Escola Guillermo Rawson). 18 Passagem La Defensa. 19 Museu de Arte Moderna do Governo da Cidade. 20 "Museo del Cine" 21 Ex fundación San Telmo. 22 Iglesia Ortodoxa Rusa de la Santísima Trinidad. 23 “Parque Lezama - Monumento Fuente a don Pedro de Mendoza”. 24 “Parque Lezama” - Pátio de Esculturas e Anfiteatro. 25 Museu Histórico Nacional. 26 Bar Británico.
História de San Telmo
Esta área da cidade foi uma das primeiras a ser povoada. O bairro cresceu ao redor da Igreja de San Pedro Telmo. Em San Telmo funcionou o primeiro hospital em Buenos Aires, criado por pais Behtlemitas. Deposi, o bairro cresceu com o desenvolvimento do porto. O bairro foi um dos mais populosos da cidade, até que em 1871, transformou-se no foco da epidemia de febre amarela. Por esta razão, as famílias ricas deixaram suas casas e se mudaram para o norte da cidade, as casas foram ocupadas por famílias pobres, dando assim origem ao tipo de habitação conhecido como o "conventillos".