Obelisco de Buenos Aires
O obelisco é o símbolo de Buenos Aires e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. É possível visitar o mirante localizado no topo do monumento, acessível por meio de um elevador panorâmico.
Quando se pensa em um cartão-postal de Buenos Aires, o obelisco no centro da Avenida 9 de Julio é sempre a imagem mais marcante. Este monumento se tornou parte da identidade da cidade e de seus habitantes. O Obelisco é um ponto de encontro dos portenhos e o cenário principal das comemorações populares.
Onde fica o Obelisco em Buenos Aires?
O Obelisco está localizado na Plaza de la República, bem no centro de Buenos Aires, na interseção da Avenida 9 de Julio com a Avenida Corrientes.
Endereço: Av. 9 de Julio e Av. Corrientes, Plaza de la República, Centro de Buenos Aires.
Como chegar ao obelisco
Devido à sua localização estratégica, é muito fácil chegar até ele a partir de diversos bairros da cidade e municípios vizinhos.
Ônibus: 6, 8, 9, 10, 17, 26, 29, 39, 45, 50, 59, 67, 70, 100, 109, 115, 146, 180.
Metrô: Linha C: Estação Diagonal Norte. Linha B: Estação Carlos Pellegrini. Linha D: Estação 9 de Julio. Linha A: Estação Lima (caminhada de 400 metros).
Visitar o mirante do Obelisco
Importante: O mirante do obelisco ainda não foi inaugurada.
Desde 2025, o Obelisco de Buenos Aires conta com um elevador que permite acessar seu mirante e vivenciar uma experiência única percorrendo o interior do monumento mais emblemático da cidade.
O elevador panorâmico tem capacidade para 4 pessoas e leva os visitantes até o nível 55. A partir daí, é necessário subir uma escada em espiral com 35 degraus até o topo. Também há uma escada de emergência anexa ao elevador.
No topo do Obelisco, há quatro janelas panorâmicas de onde é possível contemplar uma vista espetacular da cidade de Buenos Aires. Por conta do espaço reduzido, o acesso ao mirante é feito em grupos pequenos e com tempo limitado.
Horários do mirante do Obelisco
As visitas ao mirante do Obelisco ocorrem de segunda a domingo, em horários a serem confirmados.
Preço para visitar o Obelisco em Buenos Aires
Entrada geral: $
Entrada para menores: $
História do Obelisco de Buenos Aires
O Obelisco foi construído em 1936 para celebrar os 400 anos da primeira fundação de Buenos Aires por Pedro de Mendoza, em 1536. Ele foi erguido no local onde antes existia a Igreja de San Nicolás, local onde a bandeira argentina foi hasteada pela primeira vez.
A obra foi projetada pelo arquiteto Alberto Prebish e levou apenas 60 dias para ser concluída. O monumento tem 67,5 metros de altura.
Na época de sua construção, muitos se opuseram ao projeto por considerarem sua estética de mau gosto. Suas linhas retas e estilo racionalista contrastavam com a arquitetura francesa predominante da época. No entanto, com o passar dos anos, o Obelisco se integrou ao cenário urbano e passou a ser um dos maiores símbolos de Buenos Aires.
De acordo com uma lenda urbana, na ponta do Obelisco foi inserido um cofre de metal com uma fotografia do chefe da obra e um manuscrito para ser encontrado caso o monumento seja demolido.
O Obelisco em Buenos Aires já foi palco de eventos acrobáticos, manifestações artísticas, campanhas de conscientização, marchas políticas e celebrações populares.